Hoje estreamos nossa série de entrevistas com empresários que já aceitam Bitcoin e Moedas Digitais como forma de pagamento.
Nosso primeiro entrevistado é o Dr. Huberto Araldi Leal, da Huberto Leal Ortodontia em São Bento do Sul, SC.
1- Bom dia, Dr. Huberto, por favor apresente-se e fale um pouco sobre como começou a se interessar por Bitcoin e Criptomoedas.
Meu nome é Huberto Araldi Leal, sou ortodontista em São Bento do Sul – SC
Apesar de leigo, sempre fui um interessado em novas tecnologias, tento estar antenado com as novidades, mesmo não tendo conhecimento técnico.
Sou um usuário comum, não sou da área de TI.
Meu primeiro contato mais sólido com Bitcoin foi em junho de 2017, quando assisti um debate no youtube https://www.youtube.com/watch?v=YNzZ2g54rZI e fiquei interessado no assunto.
Acompanho desde então o Fernando Ulrich e outros canais para aprender cada vez mais. INFELIZMENTE demorei muito para fazer a primeira compra… (ah, se tivesse comprado quando assisti o vídeo….).
Fiquei encantado com os fundamentos do Bitcoin e acabei virando um entusiasta das criptos!
2- Que tipo de negócio você tem? Nos fale um pouco sobre como começou a aceitar moedas digitais como pagamento.
Possuo uma clínica odontológica há 20 anos e assim que aprendi como utilizar Bitcoin com segurança, senti que já poderia começar a aceitar como forma de pagamento no consultório.
3- Na sua opinião, quais são as maiores vantagens em aceitar criptomoedas como forma de pagamento?
São várias! Vejo como equivalente a receber em dinheiro vivo.
Não dependo de prazos para receber, as transferências são sempre à vista, trazendo segurança para ambas as partes. As taxas de administradoras de cartão ou TEDs são abusivas, sendo as de Bitcoin muito mais baixas. Também em termos de marketing, trabalhar com criptomoedas transmite uma imagem de modernidade, de pioneirismo. Sempre desperta curiosidade e interesse
4- E acha que existem desvantagens? Quais?
Atualmente eu enxergo como desvantagem a volatilidade, mas tenho certeza que irá estabilizar e, pela escassez, continuar a crescer mais lentamente a longo prazo. Também a falta de conhecimento sobre o assunto, causa muito receio em utilizar esse método.
5- Você acha que aceitar moedas digitais vai reduzir seus custos?
Sim, custos bancários e de administradoras de cartão.
6- Você já fez alguma transação com pagamento em criptomoedas? Como foi tudo? Conte-nos a experiência com a visão do empresário.
Pelo fato de as criptomoedas serem relativamente desconhecidas, a experiência no consultório é pouca, mas entre amigos, que também utilizam criptos, o uso acaba sendo bastante comum.
7- E para o comprador, quais você acha os benefícios de realizar compras com Moedas Digitais?
Os pacientes não precisam andar com cédulas. A facilidade e rapidez do pagamento e o conforto por não precisar utilizar cheques concedem grandes vantagens às transações efetuadas com criptomoedas. Existe também uma certa satisfação por parte do paciente, em utilizar esse sistema, pois ainda é incomum. Esse fator torna os estabelecimentos que a utilizam, locais de referência e vanguarda.
8- Você usa alguma sinalização e faz propaganda para mostrar que aceita Bitcoin e outras cripto moedas como pagamento?
Sim, temos um aviso bem chamativo, de que aceitamos criptomoedas, incluindo o QR code para facilitar a transferência, caso seja escolhida essa forma de pagamento. O paciente pode transferir no ato.
9- O que seus clientes que não conhecem ativos digitais falam sobre isso? Eles se interessam em saber o que é?
O interesse em conhecer é grande. Os pacientes sempre perguntam se eu lido com isso. A maioria não sabe do que se trata e eu não perco a oportunidade de dar uma explicada rápida. As sementes estão sendo plantadas…
10- O que você acha que vai acontecer com as Moedas Digitais daqui a 5 anos como forma de pagamento?
Acho que será uma forma comum de pagamento. Assim como os estabelecimentos não podem se dar ao luxo de não receber por cartão de crédito hoje, creio que será da mesma forma em 5 anos.
Todos saberão como transacionar e terão essa opção à disposição para os clientes. Quanto antes aprendermos sobre elas, melhor!
11- Quer falar mais alguma coisa? Mande um recado para os leitores.
Obrigado pelo convite, Leandro.
Já é clichê dizer que as criptos são um caminho sem volta, mas é verdade!
O medo de utilizar esse sistema e a falta de informação ainda são entraves no uso.
Ainda temos um longo caminho pela frente, para tornar esse tipo de pagamento usual.
Quem tiver a oportunidade de aprender como funcionam, e principalmente como usá-las e guardá-las com segurança, não deixe para depois!
Obrigado pela oportunidade! Espero que gostem e vamos divulgar essa forma fantástica de pagamentos! Abraços